Ver Carrinho 0 itens | 0,00 € 
PT | EN
NOTÍCIAS » Blog: Vinho a Copo escreve sobre GAMBOZINOS Reserva 2004
NOVEMBRO 28, 2006

PORTO E DOURO WINE SHOW 2006 – SÁBADO

Como previ em post de apresentação do Porto e Douro Wine Show, este sábado acabei mesmo por dar um pulinho ao casino.

Fui no sábado pois quis assistir à prova de “Harmonizações com Vinho do Porto” marcada para as 17:30 desse dia. Aos chefes Fausto Airoldi (Pragma) e Ljubomir Stanisic (100 Maneiras), inicialmente escalonados, juntou-se na apresentação o Engº Bento Amaral do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. Uma mais-valia nas provas de vinho do Porto pois é chefe da câmara de provadores deste mesmo instituto e experiente na orientação de sessões de harmonização do Porto com diversas iguarias. Antes desta, assisti orientado por Bento Amaral há três anos uma harmonização com queijos portugueses DOP e há dois anos atrás com bombons da marca Neuhaus, ambas durante o Encontro com o Vinho e Sabores. A lembrança da primeira ainda hoje me faz crescer água na boca.

A prova decorreu morna, entre vinhos quentes (o próprio Bento Amaral pediu desculpas algumas vezes) e a pouca participação da assistência. Houve alguns salpicos de génio nas intervenções do irreverente chef croata (ao contrário do apagado e pouco dado a conversas chefe da casa) e nas iguarias apresentadas. Excelentes. Muito utilização de foie gras e algumas combinações bem sucedidas.

GAMBOZINOS Reserva 2004 – uma estreia de um produtor a tentar a sua sorte em “marca” própria. Um nome nada consensual que pode levar a nossa memória colectiva a pregar-nos uma partida pois este vinho não é nenhum logro. Bem feito. Cerca de 12000 garrafas a 15 euros. Também existe uma versão monocasta de Touriga Nacional ao mesmo preço mas desta apenas se fizeram 3000 garrafas. O produtor é um excelente conversador e só por isso merece a referência dos seu vinhos aqui no blog (se isso valer alguma coisa).
« voltar
home | política de privacidade | adicionar aos favoritos | sugerir este site | mapa do site | desenvolvido por arkis